Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 17/12/2016 10:11 - Atualizada em: 17/12/2016 14:27
Há 55 anos o mundo assistia ao espetáculo circense mais triste da terra
A maior tragédia circense do mundo contou com a solidariedade do povo de Lavras

A maior tragédia circense do mundo, das 503 pessoas que morreram, 70% delas eram crianças

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Hoje, dia 17 de dezembro, está fazendo 55 anos que o Brasil viveu uma das maiores tragédias de sua história, uma tragédia que ganhou a mídia de todo o mundo, há 55 anos, em Niterói (RJ) estava montado o Gran Circo Norte-Americano, com a fama de ser o maior da América Latina. Naquele dia 17 de dezembro de 1961 o espetáculo começou com alegria, mas três criminosos atearam fogo no circo e 503 pessoas morreram, sendo 70% delas crianças.

Muitas pessoas morreram pisoteadas e a tragédia ganhou esta proporção também pela falta de socorro imediato, pois o principal hospital da região, o "Antônio Pedro", estava com suas portas fechadas devido a uma greve de acadêmicos que defendia a federalização do estabelecimento por melhores condições. O então presidente João Goulart foi para Niterói no dia seguinte.

A tragédia comoveu o mundo, o Papa João XXIII pediu que o mundo orasse pelos brasileiros e lamentou as centenas de mortes, a maioria delas de crianças. Foi a maior tragédia circense do mundo.

O socorro chegou de todos os lados do Brasil. De Lavras, um grupo de voluntários, ligado à área da saúde, se deslocou até Niterói para poder ajudar as quase duas mil pessoas feridas, que foram alojadas em hospitais de Niterói, Rio de Janeiro e nas bases montadas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.   

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras