Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 20/11/2016 14:22 - Atualizada em: 20/11/2016 20:51
Lavras poderá ter Cursos Técnicos Profissionalizantes gratuitos a partir de 2017
Escola estadual "Cristiano de Souza" poderá oferecer três cursos técnicos: Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Construção Civil e Técnico em Logística

Professor João Bosco Alves, diretor da escola estadual Cristiano de Souza, deputado estadual Fábio Cherem, que está viabilizando os cursos para Lavras, e a superintendente Regional de Educação, Suely Tavares. Foto: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

"O Brasil precisa de técnicos", todos já ouviram ou leram essa frase em algum lugar, essa necessidade foi acentuada depois que a diretora global de Educação do Banco Mundial e ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, afirmou que o ensino técnico profissional no Brasil precisar se repensar. 

"A demanda mundial por competências está migrando para competências não rotineiras. O processo de automatização é enorme, a robotização vai fazer com que muitas profissões desapareçam. Se o jovem não tiver capacidade de se reprogramar, as coisas vão se complicar", essa declaração foi feita no ano passado em uma das etapas dos Fóruns Brasil Competitivo, cujo tema dessa edição foi a Educação para o Trabalho.

Em Lavras, a partir do ano que vem, três cursos técnicos poderão ser oferecidos aos jovens, são eles: Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Construção Civil e Técnico em Logística.

Técnico em Rede de Computadores: este é um dos cursos onde o mercado de trabalho é crescente, o aluno aprende a montar, configurar e fazer manutenção de microcomputadores, bem como a instalação e configuração de sistemas operacionais e dispositivos de redes, seja cabeamento estruturado ou tecnologia wireless. Aprende também a administrar redes e realizar controles de tráfego, e implementar tecnologias de segurança para garantir o bom funcionamento dos sistemas de comunicação de dados. 

Técnico em Construção Civil: no crescente mercado da construção civil, formar-se em um curso técnico mostra-se vantajoso financeiramente, isso porque os recém-formados em um curso técnico de construção civil têm acesso ao seletivo mercado de trabalho. São inúmeras as funções do técnico nesta área, mas uma especificamente absorve o maior número de profissionais, é para comandar equipes, não como executivo, mas para coordenar equipes, isso porque nessa área, o trabalho entre técnicos, operários e engenheiros tem de ser bem sincronizado, dando suporte no canteiro de obra. Para se ter uma ideia da necessidade de técnicos nesta área, a carência inflacionou até mesmo a classe dos engenheiros civis, isso porque recém-formados fazem hoje o trabalho dos técnicos.

Técnicos em Logística: a logística é um conceito que surgiu dentro da Administração de Empresas e consiste em planejar a movimentação de recursos para que a empresa possa funcionar bem. A Logística é a área responsável pelo transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias. Para quem deseja trabalhar na área uma das possibilidades é fazer o Curso Técnico de Logística prepara o profissional para entrar rapidamente no mercado de trabalho

Estes três cursos poderão ser oferecidos em Lavras a partir do próximo ano, isso porque o deputado estadual Fábio Cherem, a superintendente regional de Ensino, professora Suely Tavares, o diretor da escola estadual Cristiano de Souza, professor João Bosco Alves, e o professor de língua portuguesa e língua inglesa, Peterson Vitor Ribeiro, vão a Belo Horizonte participar de uma reunião na Secretaria de Estado de Educação (SEE), no final deste mês. A comitiva terá que levar até aquele órgão, documentos que mostram a necessidade da instalação desses cursos em Lavras, devido a isso, terá que ser feito um levantamento na demanda dos cursos pleiteados.

Por isso, a partir de amanhã, segunda-feira, dia 21 até o dia 25, sexta-feira, a escola estadual Cristiano de Souza estará recebendo, de 13h às 17h os interessados em realizar a pré-inscrição para os três cursos: Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Construção Civil e Técnico em Logística.

Eles deverão comparecer naquela instituição de ensino, na avenida Duque da Rocha, no bairro Nova Lavras, munidos de cópia da Carteira de Identidade (RG), comprovante de residência, declaração escolar para quem está cursando o Ensino Médio ou histórico escolar para aqueles que já concluíram o mesmo.

Uma das exigências da Secretaria de Estado de Educação para a implantação de qualquer um dos cursos mencionados acima é que haja demanda de candidatos, sendo oferecidas 80 vagas para cada curso, com duas turmas de 40 alunos para cada disciplina, num total geral de 240 vagas, que, após analise e aprovação da SEE, serão disponibilizadas em Lavras.

Os cursos são oferecidos através de um Programa do Governo Federal em parceria com o Governo de Minas, com o gerenciamento da Secretaria de Estado da Educação (SEE), o que permite a realização de convênios com instituições públicas e privadas do estado.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras