Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 07/07/2016 17:43 - Atualizada em: 07/07/2016 20:31
Basquete em Lavras: foi no Gammon que tudo começou, há 85 anos
Tudo começou com os professores Aldo Pettinau e Osório Alves Pereira

Bola de basquete de couro, uma das primeiras bolas comercializada (Imgem extraída do site: osjbasquetebol.wordpress.com)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Hoje é uma data muito especial para o esporte em Lavras, sobretudo para o basquete, isso porque há 85 anos, no dia 7 de julho de 1931, os lavrenses se reuniram para assistir a primeira partida de "bola ao arco", esporte até então desconhecido dos lavrenses.

Os responsáveis pela introdução deste esporte em Lavras foram os professores do "Gymnásio", hoje Instituto Presbiteriano Gammon. Foram eles: Aldo Pettinau e o professor de geografia Osório Alves Pereira.

Três meses depois, no dia 12 de outubro de 1931, são organizadas as primeiras equipes de basquete de Lavras, o "Cruzeiro do Sul" e o "Gymnásio". O "Cruzeiro do Sul" era formado pelos seguintes jogadores: Guaíra, José, Lé, Tancredo, Tonho e Hypólito. Já a equipe do "Gymnásio" era organizada por João Pacheco e era constituído dos seguintes jogadores: Oscar, Pacheco, Marcondes, Alfredo, Cândido e Alípio.

Dois anos depois, no dia 8 de junho de 1933, o "Gymnásio" disputou com o Granbery de Juiz de Fora e o Colégio Batista, do Rio de Janeiro, um torneio nas modalidades de atletismo, futebol, basquete, vôlei e tênis. O "Gymnásio" sagrou-se campeão absoluto, seguido do Granbery e Colégio Batista. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras