Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 29/05/2016 17:44 - Atualizada em: 29/05/2016 23:57
Rio Grande-FM, a primeira emissora FM de Lavras, está completando 32 anos
Há 32 anos informando, prestando serviço e levando entretenimento aos lavrenses e a toda região

A Rádio 94 FM sempre marca presença nos eventos da cidade (Foto: Arquivo Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os órgãos de comunicação estão sempre mudando, isso porque a divulgação da notícia tem que ser rápida, como está o mundo. A internet está acabando com os jornais impressos e está comprometendo o futuro das emissoras de televisão. Se o jornal impresso está com os poucos anos que lhes restam contados e as emissoras de televisão já estão se adaptando com a nova forma de transmitir suas imagens, é porque a dinâmica exige.

Se existe um meio de comunicação que não se abala é o rádio, todos imaginavam que o futuro do rádio seria trágico com a chegada da televisão; com as transmissões via satélite, que a internet acabaria com o rádio; ledo engano, o rádio é um meio de comunicação até então inatingível, o rádio acompanha o homem nos automóveis, no campo, nos canteiros de obra, em casa e em todo lugar.

Em Lavras o rádio sempre foi destaque, para se ter uma ideia, no dia primeiro de janeiro de 1930, foi inaugurado em Lavras, na praça Augusto Silva, o Hotel Hermeto, uma iniciativa do empresário Raul Hermeto. O hotel se tornou o mais importante da cidade porque ele se destacava por possuir uma geladeira da marca GE e um aparelho de rádio da marca "Metrone", para servir os seus hospedes. À noite, todos se reuniam na sala do hotel para ouvir rádio.

Na Copa do Mundo de 1938, os poucos aparelhos que existiam na cidade foram colocados nas janelas para que todos pudessem ouvir os jogos, era também uma forma de ostentação, a oportunidade que as pessoas tinham de mostrar que possuía um rádio, um artigo de luxo, na época. Também em 38, no dia 29 de julho, os lavrenses reunidos em pequenos grupos espalhados pela cidade, em torno dos raros aparelhos de rádio, ouviam perplexos a notícia do fim do lendário Virgulino Ferreira, o "Lampião".

Nove anos depois, já com o rádio popularizado, no dia 26 de janeiro de 1947, por iniciativa do empresário Paulo de Castro, foi inaugurada a Rádio Cultura D'Oeste de Lavras, com o prefixo ZYI-6, sendo seus primeiros locutores Eucídio Grandi e Wanderley Valeriano, como técnico, Walter Mendes dos Santos, conhecido por Nato. A emissora está no ar há 69 anos e com programas de destaque, que são líderes de audiência e que permanecerão por muitos e muitos anos ainda.

Com a chegada da transmissão em frequência modulada, surgiram as emissoras FMs e os lavrenses puderam ouvir pela primeira vez o som de uma emissora FM lavrense no dia 4 de maio de 1984, quando a Rádio Rio Grande FM, a segunda emissora da cidade a e primeira FM, entra no ar em caráter experimental. A instalação da Rio Grande FM foi uma iniciativa dos empresários Leonardo Venerando Pereira, José Santana, Sérgio Morel Vitorino, Ismael de Azevedo Alves e Édio do Nascimento Birindiba. A emissora entrou definitivamente no ar no dia 31 de maio e, na terça-feira, ela estará completando 32 anos de serviços prestados à comunidade e região, quer com informações, quer com prestação de serviços ou com a boa música, que sempre foi a marca da emissora.

Neste mês de maio a emissora está comemorando seu aniversário e hoje, domingo, dia 29, foi promovida uma corrida nas ruas da cidade, a iniciativa teve o apoio e a parceria do Sest Senat (Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O evento denominado "Desafio Contra-Relógio" foi prestigiado por atletas de Lavras e da região.

O percurso foi entre as praças Augusto Silva e Leonardo Venerando, com 800 metros cada volta, o vencedor da corrida"contra-relógio", foi quem conseguiu fazer o maior número de voltas em 30 minutos, tempo estipulado pela direção da prova. Na categoria geral masculino o vencedor foi o atleta Edmílson Saturnino da cidade de Perdões; já na categoria feminina a vencedora foi Sirlene Aparecida, de Lavras. Os vencedores ganharam um Tablet e um Micro system, respectivamente.

Para se inscrever os atletas doaram alimentos não perecíveis, que serão ofertados pela emissora Rio Grande-FM as instituições filantrópicas de Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras