Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 23/12/2015 10:33 - Atualizada em: 23/12/2015 17:40
Ufla ganha conceito máximo em avaliação do MEC
Mais uma vez a Ufla se destaca em todo o Brasil, ela está entre as dez mais bem posicionada no IGC

Vista parcial do campus da Universidade Federal de Lavras. Foto: Ascom/Ufla

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Mais uma vez a Universidade Federal de Lavras (Ufla) se destaca no cenário nacional, desta vez ela foi incluída no seleto grupo das 12 universidades do País que receberam o conceito máximo (nota 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Em Minas Gerais, somente três universidades obtiveram conceito máximo: Ufla, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). No ranking recém-divulgado, referente ao ano passado, a Ufla ocupa a 3ª posição no Estado e a 10ª em todo o Brasil.

O Índice Geral de Cursos é um indicador de qualidade e representa a avaliação anual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (Inep/MEC). Para se chegar a esta colocação, o Inep/MEC usa cálculo que leva em conta o Conceito Preliminar de Curso (CPC), a média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino: graduação, mestrado e doutorado. A classificação abrange um conjunto de 230 universidades (federais, estaduais e particulares) e institutos federais. No total, foram avaliadas 2.042 instituições de ensino superior.

Embora tenha sido registrada uma alteração nas posições tradicionalmente ocupadas pela Ufla, a diferença do IGC contínuo entre os dez primeiros colocados é de apenas décimos. Com as mudanças na metodologia de cálculo adotada pelo Inep/MEC, a Ufla registrou o IGC contínuo de 4,05 e manteve-se no grupo de instituições de excelência. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa a primeira posição com IGC contínuo 4,38.

Com mais esse destaqu, a Ufla coloca a reitoria, professores, pró-reitores, servidores e alunos numa posição de real importância em todo o Brasil. Estudar hoje na Ufla é o mesmo que ocupar um lugar no pódio. Para o reitor, professor José Roberto Scolforo, o desempenho da Universidade no IGC reforça a posição de destaque da Instituição, mesmo com alterações na metodologia de avaliação. Nos anos anteriores, a nota obtida pelos cursos de graduação e o número de graduandos tinham impacto proporcionalmente maior do que na metodologia atual, oportunizando universidades de menor porte estar na liderança do ranking.

Para Scolforo, o desempenho da Ufla é considerado ótimo e deve ser recebido com orgulho pela comunidade acadêmica, já que se mantém na categoria de excelência, grupo em que estão apenas 12 universidades em todo o Brasil.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras