Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 15/06/2010 18:00 - Atualizada em: 02/11/2011 11:15
Instrutores do Tiro-de-Guerra de Lavras realizaram palestras nas escolas

Os instrutores do Tiro-de-Guerra de Lavras realizaram palestras nas escolas da cidade no mês de maio. O objetivo das palestras foi despertar o interesse de jovens do sexo masculino e feminino para a carreira militar. Os instrutores falaram sobre o projeto criado pela EsSA (Escola de Sargento das Armas), de Três Corações, denominado de "Sargento Max Wollf Filho".

As escolas que receberam os representantes do Tiro de Guerra, fração do Exército Brasileiro em Lavras, foram: Escola Cooperativa de Ensino Integrado (ECEI), Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Colégio Cenecista "Juventino Dias", Centro Universitário (Unilavras) e escola estadual Firmino Costa. Os sargentos Paulo Cacildo Garcia e Gilberto de Oliveira Júnior explicaram, inicialmente, quem foi "Max Wollf Filho", que dá denominação ao projeto.

O sargento Max Wollf Filho (foto) nasceu em Rio Negro, no Paraná, no dia 29 de julho de 1912 e aos 18 anos se alistou no 15º Batalhão de Caçadores. Em 1944 se apresentou voluntariamente a Primeira Companhia do 11º Regimento de Infantaria (RI), na vizinha cidade de São João del-Rei. No front da Segunda Grande Guerra se destacou por diversos atos de bravura, suas façanhas eram proclamadas pelas partes de combate e por vários correspondentes de guerra das imprensas nacional e estrangeira.

Numa missão de reconhecimento, que também se apresentou como voluntário, o sargento foi morto com uma rajada de metralhadora. Seu corpo foi sepultado no cemitério militar brasileiro em Pistóia, na Itália, posteriormente seus restos mortais foram transladados para o Brasil. Em sua homenagem a Escola de Sargento das Armas de Três Corações recebeu o seu nome. Também foram instituídas comendas que levam o seu nome aqui no Brasil, com as medalhas Campanha de Sangue e Cruz de Combate. Nos Estados Unidos, com a comenda Bronze Star.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras