Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 14/10/2015 14:03 - Atualizada em: 14/10/2015 18:44
Há 40 anos foi assinada a lei que transferia a captação de água de Lavras para a Copasa
Há 4 décadas foi assinada a lei que autorizava a Copasa a assumir o serviço de captação e tratamento de água de Lavras

Estação de Captação e Tratamento de Água na Zona Sul de Lavras (Foto: Copasa)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Há 40 anos, o prefeito Sylvio Damaso de Castro (foto) sancionou a lei 980, autorizando a concessão do serviço de captação e abastecimento de água à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que na época era denominada de Companhia de Saneamento de Água e Esgoto de Minas Gerais.

O projeto de lei foi assinado na antiga prefeitura, onde hoje é a Casa da Cultura, no dia 14 de outubro de 1975. Mesmo depois de assinado o projeto de lei, o serviço de captação e tratamento de água ficou a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o serviço foi transferido para a Copasa no dia primeiro de julho de 1978.

A água de Lavras era captada no manancial da Laje, no Poço Bonito e no ribeirão Santa Cruz. Frequentemente os lavrenses passavam dificuldades em época de seca, até que por iniciativa do prefeito João Batista Soares da Silva, que conseguiu através do governo federal a grande obra de construção do sistema de captação de água no rio Grande.

No dia 29 de dezembro de 1992, foram acionadas pela primeira vez as bombas responsáveis pelo sistema de captação de águas do rio Grande para o abastecimento de Lavras. Esta importante obra deve-se principalmente aos lavrenses João Batista Soares da Silva, Jairo Alvarenga e Paulo Otávio Pereira, deputado federal pelo Distrito Federal, que intercedeu junto ao presidente Fernando Collor de Mello para que fosse realizado este trabalho, uma antiga reivindicação do povo de Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras