Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 04/02/2015 00:10 - Atualizada em: 04/02/2015 12:04
Processo Judicial Eletrônico começa nesta quarta-feira em Lavras
Projeto da CNJ foi implementado na Vara Federal do Trabalho em Lavras: processos não terão mais papéis, serão digitalizados

Os advogados de Lavras tiveram a oportunidade de fazer a certificação digital e receber o token na sede da 17ª Subseção através do programa Minas Digital da OAB/MG e CAA/MG (Foto: Jornal de Lavras)

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A justiça tem fama de ser morosa e isso é atribuído a uma série de razões, uma delas é pelo excesso de papéis. A leitura de um processo às vezes demora dias, são processos que tem milhares de páginas. Os juízes para buscar um documento ou uma anotação de interesse passam horas procurando.

Agora isso está prestes a acabar, pelo menos na Vara Federal do Trabalho, em Lavras. A partir de amanhã, quarta-feira, dia 3, aquele órgão passará a funcionar com Processo Judicial Eletrônico (PJE), ou seja: não haverá mais papéis e se for preciso saber sobre um detalhe do processo, basta digitar a palavra ou a frase chave e clicar na busca, com isso, ganha-se tempo e agiliza o andamento do processo.

Isso facilitará tanto para juízes quanto para advogados e servidores. Eles não precisarão mais digitar uma petição, imprimi-la e depois protocolá-la na Justiça do Trabalho, isso em horário de atendimento ao público. Basta ele sentar na frente de um computador, digitar e enviar para ser protocolado no processo, tudo sem papéis, sem carimbos e sem deslocamento até a Vara Federal do Trabalho.

Será um ganho extraordinário também para o meio ambiente, se considerarmos que os papeis são feitos de celulose e que o deslocamento até a Vara Federal normalmente é feito de automóveis.

O projeto da informatização dos processos é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa a integração de todas as ramificações do Judiciário nacional, seja nas esferas estaduais ou federal. Os processos que foram impetrados anteriormente à data de 30 de janeiro deste ano, que ainda tramitam na Vara do Trabalho, prosseguirão fisicamente (petições  escritas impressas em papel), isto até seu arquivamento em definitivo.

O PJE na Justiça do Trabalho de Lavras  é pioneiro,  e vem atender de pronto ao jurisdicionado que ansiava por esta modernidade.        São vários os Tribunais  em nosso país  em que  o procedimento já é totalmente eletrônico e essa é a tendência para todo judiciário brasileiro.

Destaca-se, ainda, que o jurisdicionado que reside distante da Comarca de Lavras poderá acessar seu processo a qualquer tempo e hora de sua própria localidade, podendo acompanhar os andamentos processuais em tempo real.

A Vara de Lavras é presidida pelo juiz Henrique de Souza Mota, o Diretor de Secretaria é. Geraldo Martins Diniz e o Secretario de Audiência é Elaine Gualberto. Amanhã será um marco histórico na Justiça em Lavras e farão parte desta história, além dos já citados, os Servidores da Vara do Trabalho de Lavras, Adelson Coelho, Devaldo F. Gomes, Eunice L. Castanheira, Flávia C. Bernardino, Flávia T. G. Magalhães, Heloísa C. Guimarães, Joana D'Arc E. M. Penido, Marcos M. Rodrigues, Maria Aparecida F. C. Cardoso, Marília do Carmo Muffato, Maria Luiza Ribeiro, Maurício Mansur Junior, Ricardo Albino, Ricardo S. Nogueira e Zilda Maria M. R. Guimarães.

Para que o projeto fosse implantando com sucesso em Lavras e que tudo funcionasse a contento, os servidores da Vara do Trabalho foram treinados por equipe da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 3ª Região, cuja coordenação é feita pela servidora federal Jessiane Carla Siqueira Moreira e por seus colaboradores: Danielle Araújo, André Santos, Jacqueline Exupery, Cibele Rojas e Raquel Klein.

Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras