Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 12/01/2015 11:08 - Atualizada em: 12/01/2015 16:56
Há 101 anos foi inaugurada a Estação de Lavras
Uma parte da história que foi descaracterizada na década de 70, perdeu o uso na década de 80 e agora está abandonada, completou 101 anos neste domingo

O prédio tinha uma arquitetura imponente e era a porta de entrada e saída da cidade. Abaixo, movimento intenso nas plataformas de embarque e desembarque da estação. Fotos de domínio público

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Hoje ele passa por despercebido, mas no passado foi um dos prédios mais importantes e frequentados da cidade e que registrava todos os movimentos de quem deixava ou chegava a Lavras e das mercadorias que abasteciam o comércio. Estamos falando de um prédio que completou 101 anos que foi inaugurado, o prédio da "Estação Municipal" da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurado na tarde do dia 11 de janeiro de 1914.

Quando ele foi inaugurado não existia ainda a praça, mas o lugar foi logo denominado de "Praça da Estação". Mais tarde construíram-se os canteiros e vielas, então ganhou a denominação definitiva de praça "Dr. José Esteves". Ela era a mais frequentada das praças da cidade, já que recebia todos que chegavam a Lavras de trem de passageiros e era ponto daqueles que esperavam para embarcar.

O prédio da estação, que completou 101 anos neste domingo, foi projetado pelo engenheiro Américo Paiva e inaugurado com a presença do diretor da EFOM, Dr. Augusto Pestana, do diretor de tráfego, Dr. Cândido Mariano e autoridades da Lavras e região.

A fachada do prédio foi totalmente descaracterizada na década de 70, mas mantém as mesmas paredes construídas há mais de um século. Ele está abandonado e serve de esconderijos para marginais e local de consumo de drogas.

O prédio da estação hoje está cedido para a municipalidade, mas nada foi feito naquele local. Dificilmente ele voltará a ser o que foi no passado: um importante ponto de chegada e de embarque de Lavras, e as condições atuais do prédio indicam que cada dia fica mais distante o sonho de muitos lavrenses da volta de um trem de passageiros, mesmo que circulando uma vez por semana.  

Seguem as fotos de como está o prédio da Estação hoje (registros de 12/01/15, fotos: Jornal de Lavras):

 Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras