Pilar e base de concreto da ponte ficaram expostos depois que a água levou a terra. Fotos Nádyla Maria de Paula
A enchente em Ribeirão Vermelho gerou um grande problema para a Ferrovia Centro Atlântico (FCA): além dos dias em que a linha férrea ficou parada, o que se pôde perceber na estação de Lavras, onde estavam estacionados diversos vagões de carga, a água também lavou a terra da cabeceira da ponte do lado do bairro de Niterói, com isso, expôs um pilar que antes da enchente era enterrado.
A enchente levou parte da terra e aumentou a área do rio do lado de Lavras. O que era barranco antes da enchente, agora é rio e, ao que parece, o terreno está, cada dia que passa, mudando e o rio avançando.
O avanço do rio está deixando os antigos ferroviários de Ribeirão Vermelho preocupados, para eles, se não for tomada uma providência rápida, a cabeceira da ponte rodo-ferroviária poderá desmoronar.
Outra preocupação dos ferroviários é quanto à quantidade de galhos e entulhos (foto à esquerda) que estão ficando presos na estrutura metálica da ponte, eles lembram que a outra ponte caiu por causa disso, quando se formou uma barreira e não suportou a força da água.